05 livros que todo profissional do voluntariado precisa ler
out. 19, 2023

As 05 publicações aprofundam o conhecimento sobre a história do voluntariado no Brasil, as modalidades mais comuns de programas de voluntariado, e as questões éticas e filosóficas sobre o tema


O voluntariado está se consolidando como um meio de implementação da sustentabilidade no mundo.


E por isso as organizações querem saber como trabalhar com voluntários de forma estratégica, como construir uma cultura de voluntariado, e onde gerar impacto social positivo para pessoas e comunidades.


Apesar de serem poucas, as publicações sobre voluntariado existem. 


O conhecimento sobre o tema torna o profissional do voluntariado mais reconhecido, mais crítico, e com maior repertório para desenhar e implementar programas. 

As 05 publicações mais encontradas na internet


As 05 publicações aprofundam o conhecimento sobre a história do voluntariado no Brasil, as modalidades mais comuns de programas, e as questões éticas e filosóficas sobre o tema. 


São as fontes de pesquisa mais encontradas em buscas pela internet e sites de livrarias.


Pode confiar que são fontes qualificadas para você estudar.


E prepare-se para altas doses de divergências entre as teorias.  


Escolha a sua preferida e bons estudos:



01- Voluntariado do século XXI (2019)

Janice Gusmão Ferreira de Andrade


Apresentação da autora: O livro pretende explicar, nos cenários e tendências de transformações societárias que caracterizam o capitalismo contemporâneo, especialmente em sua periferia, o acelerado crescimento e valorização do trabalho voluntário, da Filantropia e do denominado Terceiro Setor, no quadro mais geral de redefinições dos esquemas públicos de proteção social. 


02 - Os andaimes do novo voluntariado (2010)

Márcia Pereira Cunha 


Apresentação da autora: O novo voluntariado é uma construção. Não é resultado da soma de sentimentos cívicos individualmente gestados. Essa construção foi tomada em dois sentidos. O primeiro diz respeito às relações entre atores sociais que se reuniram para lhe dar a sustentação que o manteve no horizonte público com a visibilidade que alcançou. O segundo refere-se à elaboração de um discurso institucional que deu forma a esse novo voluntariado, atribuindo-lhe qualidades.


03 - A cultura do voluntariado no Brasil (2010) 

Paula Bonfim 


Apresentação da autora: O voluntariado passou a representar, entre outras coisas, o exercício da cidadania, a responsabilidade da "sociedade civil" brasileira pelo bem comum, a opção por ações imediatas e pragmáticas no enfrentamento dos "problemas sociais". 


04 - Voluntariado: uma Dimensão ética (2010)

Rachele Ferrari


Apresentação da autora: Este livro nos envolve em uma importante reflexão sobre as dimensões do exercício do trabalho voluntário, que apesar de, na maioria das situações, ser classificado como "boa ação" traz inúmeras questões a serem consideradas acerca do real significado de se dedicar a esse tipo de tarefa.


05 - Voluntariado empresarial: Estratégias para a implantação de programas eficientes  (2014) 

Renata Pereira Macedo Andrea Goldschmidt, Silvia Maria Louzã Naccache, Roberta Soares Rossi, Renata de Toledo Rodovalho


Apresentação das autoras: Este livro tem o objetivo de trazer à discussão algumas questões que são de grande relevância para a criação de programas de voluntariado empresarial realmente eficientes. Os capítulos estão divididos  em sete grandes temas, considerados necessários para a implantação e manutenção de um programa que possa trazer resultados positivos para empresa, para a comunidade, e para os funcionários. 

Compartilhe este post

Para avaliar o impacto do voluntariado em uma organização é necessário formalização e estratégia
Por Rafael Oliveira 23 jan., 2024
Para avaliar o impacto do voluntariado em uma organização é necessário um programa formal e uma estratégia. A formalização garante que os resultados serão acompanhados. E a estratégia mostra que existe um plano para a atividade voluntária gerar impactos
Conciliar o voluntariado com o trabalho ou estudos não é só uma questão de tempo na agenda.
Por Rafael Oliveira 17 jan., 2024
Conciliar o voluntariado com o trabalho ou estudos não é só uma questão de tempo na agenda. Essa não é a principal dificuldade. Em vez de espremer suas horas semanais e não dar conta no final, crie o seu modelo pessoal de voluntariado.
Share by: